top of page
P2020938 (1).JPG
Infância, natureza, cultura e comunidade

Quem somos

A Carretel Cultural é um organismo empresarial empenhado nas questões ligadas à educação, cultura das infâncias e cultura brasileira. Desenvolve desde 2009 projetos, reflexões e registros a cerca do Brincar como traço elementar da Cultura e Identidade de um povo, e sobre a importância do Brincar para a plenitude do desenvolvimento humano. Pesquisa e sistematiza aspectos da cultura brasileira e busca na força universal e atemporal do brincar, inspiração para construção dos seus métodos.

Princípios

A infância 

  • como protagonista.

  • senhora de uma pedagogia que nos revela os conhecimentos essenciais

  • guia na construção do conhecimento que revelam a natureza, a história, a cultura, as geografias.

  • arquiteta original do sentido comunitário.

A Cultura 

  • amálgama elementar.

  • costura primordial da relação entre as pessoas.

  • meio de saber o mundo brincando.

 

A Natureza

  • "casa das infâncias".

  • território dos conhecimentos essenciais.

  • materialização do sonho brinquedo.

  • onde tudo acontece.

 

A Comunidade 

  • ponto de partida.

  • lugar de construção de vínculos.

  • espaço de diálogo e construções perenes.

46516312_2711302785762213_7310146148675616768_n - Versão 2.jpg

"Brincar: linguagem universal das infâncias"

"Uma árvore se adapta ao clima, ao terreno, aos ventos do lugar onde foi plantada. Uma mesma espécie tem formas variadas de tamanho, espessura e textura de caule, fruto e folhas, tudo em função do ambiente em que está plantada. Contudo, a flor, como um elemento essencial de identidade e de possibilidade de perpetuação da espécie, nunca se altera. Na Cultura da Infância, o que corresponde à flor, universal e inalterável, é o movimento. De uma época para a outra, de um continente para o outro, nomes, melodias, ritmos e regras de brinquedos e brincadeiras mudam ao ganharem aspectos das culturas locais, mas o gesto, o movimento dos meninos e meninas quando brincam, permanece". 
- Roquinho

Bahia.jpg

Equipe

Roque Antônio Soares Júnior, o Roquinho, fundador e gestor da Carretel Cultural, brincante e observador da Cultura da Infância. Atua há mais de 30 anos

"Brincar é uma Pedagogia. Uma Pedagogia das essencialidades. Uma Pedagogia que assenta no “ser humano novo” e em quem brinca, conhecimentos profundos sobre a natureza humana, a vida em suas dimensões diversas e o mundo que se habita. Constatar que esta pedagogia se estrutura sobre a liberdade, o movimento e a alegria, tendo por casa a natureza, me faz pensar que é necessário aprender com as crianças!Eu escolhi como método de aprendizagem, de construção de um conhecimento continuado, acerca da infância, estar com as crianças! Aprendo com elas todos os dias e renovo diariamente este conhecimento. Então, sou mais aprendiz do que um Educador ou Pedagogo." -Roquinho

Roquinho conta: A História de Zefa e o Mistério do Planeta

Transvendo Infâncias

A partir da apreciação do conjunto amplo de fotografias de Roque Antônio Juaquim, o Roquinho, brincante e observador da cultura da infância, surge o projeto TRANSVENDO INFÂNCIAS, em julho de 2020, onde 08 artistas visuais, mulheres, são convidadas a transver, reler, e recriar obras a partir dos atravessamentos que essas fotografias causam em suas narrativas.

A Websérie Transvendo Infâncias revela o processo criativo de 8 artistas mulheres que narram a importância da infância na arte.
Assista aos episódios abaixo:

Concepção e Criação: Alan Minas e Daniela Vitorino; Cartaz-vivo: Luciana Terra ;Montagem da Websérie: Elisa Bedran ;Produção Caraminhola Filmes: Alan Minas e Daniela Vitorino ;Produção Carretel Cultural: Roque Antônio Juaquim ;Produção Mútua Criativa: Daniela Carva e Luciana Terra ;Realização: Caraminhola Filmes, Carretel Cultural, Mútua Criativa.

Transvendo Infâncias

Transvendo Infâncias

bottom of page