Infância, Comunidade, Natureza
Carretel Cultural é um organismo empresarial empenhado nas questões ligadas à Educação, Cultura da Criança e Cultura Brasileira.
Quem somos
A Carretel Cultural possui como membro fundador Roque Antônio Soares Júnior, o Roquinho, brincante e observador da Cultura da Infância. Desenvolve ao longo dos últimos 20 anos práticas, reflexões e registros acerca do Brincar como traço elementar da Cultura e Identidade de um povo, e sobre a importância do Brincar para a plenitude do desenvolvimento humano. Pesquisa e sistematiza aspectos da cultura brasileira e busca na força universal e atemporal do brincar, inspiração para construção dos seus métodos.
Princípios
"Brincar: linguagem universal da Criança"
- Roquinho
“Brincar é uma revolução” :
Vídeo-entrevista
Cortejo Brincante
Carretel visita a Monte Alegre - Santa Tereza - RJ
"Uma árvore se adapta ao clima, ao terreno, aos ventos do lugar onde foi plantada. Uma mesma espécie tem formas variadas de tamanho, espessura e textura de caule, fruto e folhas, tudo em função do ambiente em que está plantada. Contudo, a flor, como um elemento essencial de identidade e de possibilidade de perpetuação da espécie, nunca se altera. Na Cultura da Infância, o que corresponde à flor, universal e inalterável, é o movimento. De uma época para a outra, de um continente para o outro, nomes, melodias, ritmos e regras de brinquedos e brincadeiras mudam ao ganharem aspectos das culturas locais, mas o gesto, o movimento dos meninos e meninas quando brincam, permanece".
- Roquinho
- Imagens Roquinho
"Brincar é uma Pedagogia. Uma Pedagogia das essencialidades. Uma Pedagogia que assenta no “ser humano novo” e em quem brinca, conhecimentos profundos sobre a natureza humana, a vida em suas dimensões diversas e o mundo que se habita. Constatar que esta pedagogia se estrutura sobre a liberdade, o movimento e a alegria, tendo por casa a natureza, me faz pensar que é necessário aprender com as crianças!Eu escolhi como método de aprendizagem, de construção de um conhecimento continuado, acerca da infância, estar com as crianças! Aprendo com elas todos os dias e renovo diariamente este conhecimento. Então, sou mais aprendiz do que um Educador ou Pedagogo."