Quem somos
A Carretel Cultural é um organismo empresarial empenhado nas questões ligadas à educação, cultura das infâncias e cultura brasileira. Desenvolve desde 2009 projetos, reflexões e registros a cerca do Brincar como traço elementar da Cultura e Identidade de um povo, e sobre a importância do Brincar para a plenitude do desenvolvimento humano. Pesquisa e sistematiza aspectos da cultura brasileira e busca na força universal e atemporal do brincar, inspiração para construção dos seus métodos.
Princípios
A infância
-
como protagonista.
-
senhora de uma pedagogia que nos revela os conhecimentos essenciais
-
guia na construção do conhecimento que revelam a natureza, a história, a cultura, as geografias.
-
arquiteta original do sentido comunitário.
A Cultura
-
amálgama elementar.
-
costura primordial da relação entre as pessoas.
-
meio de saber o mundo brincando.
A Natureza
-
"casa das infâncias".
-
território dos conhecimentos essenciais.
-
materialização do sonho brinquedo.
-
onde tudo acontece.
A Comunidade
-
ponto de partida.
-
lugar de construção de vínculos.
-
espaço de diálogo e construções perenes.
"Brincar: linguagem universal das infâncias"
"Uma árvore se adapta ao clima, ao terreno, aos ventos do lugar onde foi plantada. Uma mesma espécie tem formas variadas de tamanho, espessura e textura de caule, fruto e folhas, tudo em função do ambiente em que está plantada. Contudo, a flor, como um elemento essencial de identidade e de possibilidade de perpetuação da espécie, nunca se altera. Na Cultura da Infância, o que corresponde à flor, universal e inalterável, é o movimento. De uma época para a outra, de um continente para o outro, nomes, melodias, ritmos e regras de brinquedos e brincadeiras mudam ao ganharem aspectos das culturas locais, mas o gesto, o movimento dos meninos e meninas quando brincam, permanece".
- Roquinho
"Brincar é uma Pedagogia. Uma Pedagogia das essencialidades. Uma Pedagogia que assenta no “ser humano novo” e em quem brinca, conhecimentos profundos sobre a natureza humana, a vida em suas dimensões diversas e o mundo que se habita. Constatar que esta pedagogia se estrutura sobre a liberdade, o movimento e a alegria, tendo por casa a natureza, me faz pensar que é necessário aprender com as crianças!Eu escolhi como método de aprendizagem, de construção de um conhecimento continuado, acerca da infância, estar com as crianças! Aprendo com elas todos os dias e renovo diariamente este conhecimento. Então, sou mais aprendiz do que um Educador ou Pedagogo." -Roquinho
Roquinho conta: A História de Zefa e o Mistério do Planeta
Transvendo Infâncias
A partir da apreciação do conjunto amplo de fotografias de Roque Antônio Juaquim, o Roquinho, brincante e observador da cultura da infância, surge o projeto TRANSVENDO INFÂNCIAS, em julho de 2020, onde 08 artistas visuais, mulheres, são convidadas a transver, reler, e recriar obras a partir dos atravessamentos que essas fotografias causam em suas narrativas.
A Websérie Transvendo Infâncias revela o processo criativo de 8 artistas mulheres que narram a importância da infância na arte.
Assista aos episódios abaixo:
Concepção e Criação: Alan Minas e Daniela Vitorino; Cartaz-vivo: Luciana Terra ;Montagem da Websérie: Elisa Bedran ;Produção Caraminhola Filmes: Alan Minas e Daniela Vitorino ;Produção Carretel Cultural: Roque Antônio Juaquim ;Produção Mútua Criativa: Daniela Carva e Luciana Terra ;Realização: Caraminhola Filmes, Carretel Cultural, Mútua Criativa.
66288812_2537455719599788_30409187548893 | 70187217_2662159663796059_96553927555258 | 67783320_2594739590538067_47677037591763 |
---|---|---|
34535820_1919103254768374_25178332405054 | 46511053_2176055199073177_72101664869150 | 34635620_1919103244768375_13870953192918 |
93367013_2087839301613777_81746167090852 | P1900605 | P1890028 |
P1480675 - Versão 3 (1) | 73206999_672990773195983_656738671509739 | 32862178_1901053676573332_50150827987052 |
P1770265 | 87468594_3036793749665980_12769571708180 | P1770300 |
P1770249 | P1920130 - Versão 2 |