
Mini
Mundos
"Elaborar esse Mundo, pequeno, é mergulhar em si mesmo em busca de miudezas, paradar a elas uma configuração material."
![[removal.ai]_tmp-63d3d4f826bb9.png](https://static.wixstatic.com/media/060efd_ee19e73b45cc433c8ec091d90159df97~mv2.png/v1/fill/w_600,h_416,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5Bremoval_ai%5D_tmp-63d3d4f826bb9.png)
Mini Mundos são espaços elaborados desde a mais tenra infância e em territórios infinitamente diversos. Eles são matéria da nossa imaginação e se configuram em tendas de lençol, casinhas sob a mesa, locas em arbustos, cabaninhas cobertas com folhas ou feitas no chão de gravetos, pedras e forquilhas.
O Projeto propõe uma experiência em que adultos e crianças, regidos por suas imaginações e, amparados pelos elementos da Natureza à sua volta, elaborem suas mini estruturas de abrigo, individuais e coletivas (casas, ruas, praças, escolas, campos,etc). À medida que as estruturas surjam, à princípio como uma expressão individual, elas naturalmente se encontrem e se somem numa experiência coletiva! Ao fim do processo, temos o MiniMundo. Um reflexo de cada um e também do coletivo que vivenciou a construção.
Ciclos
Todo o processo é inspirado pelos princípios do Brincar. Tudo acontece de maneira espontânea e pode acontecer de maneira nova, desde que seja combinado.
-
Preparação do Espaço.
-
Coleta de Material, observação da Natureza e suas estruturas inspiradoras.
-
Idealização das Arquiteturas / Projetos individuais e Coletivos.
-
Constituição espontânea de grupos.
-
Mediação e conversa sobre: Arquitetura Original do Sentido Comunitário.
-
Montagem de Exposição de Imagens de MiniMundos de lugares diversos.
Onde fazer, define como fazer:
-
Espaços de Natureza.
-
Espaços fechados
A brincadeira, o processo, gera um complexo amplo feito a muitas mãos. Geralmente, muito bonito. Sendo em espaços abertos ou fechados, o resultado final, fica em exposição, como que alimentando ideias em quem visita e guardando memórias de quem esteve presente!
