Formações
Processos de construção de práticas e conhecimentos.
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Todos os processos formativos da Carretel Cultural se baseiam nos princípios da Cultura das Infâncias buscam construir conhecimentos essenciais com Alegria, Liberdade e Movimento, tendo a Natureza como a Casa e as Crianças como Guias.
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Todos os processos da Carretel compreendem a presença e protagonismo das infâncias do lugar.
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Todos os encontros intercalam a alegria de brincar com reflexões e relatos de experiências.
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A Carretel busca resultados únicos em todo processo que elabora, resultados que reflitam a realidade local, os interesses reais de um grupo. Portanto, cada processo precisa ser também único e nascer, dos conhecimentos que a Carretel vem construindo e guardando, em interação com as questões e interesses de quem nos chama.
Tema 1:
Acervo e Registros de traços da Cultura das infâncias / Brinquedos e Brincadeiras do Brasil
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Princípios
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Método Carretel
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Compartilhamento de Acervo de Brinquedos e Brincadeiras tradicionais da infância Brasileira.
Tema 2:
Brincar: Pedagogia das Essencialidades
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"Alegria, Liberdade e Movimento na construção dos Conhecimentos Essenciais"
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Natureza: casa dos conhecimentos essenciais.
Tema 3:
Brincar: Arquitetura Original do Sentido Comunitário
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Uma experiência de reflexão e compartilhamento de experiência em que as Crianças e o Brincar foram guias para consolidar práticas de fortalecimento dos vínculos comunitários.
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Algumas experiências:
Mercadinho: "Roda de Trespassar"
São Julião: "Casa do Batuque"
Maquiné: "Auto de Barquinhos"
Tema 4:
"Mapa Imaginário"
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A construção de um "Mapa" a partir dos conhecimentos que a criança tem a respeito do seu lugar, da sua comunidade, da sua escola.
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A criança compreende de maneira única a geografia, a história, a natureza, as pessoas de um lugar. Aprender com elas e registrar esse conhecimento, vai sempre revelar traços essenciais e nem sempre visíveis, da identidade de uma gente.
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Relato de Experiências: Projeto FEAC Campinas; Mapa do Córrego da Velha.